Com 80% da população vacinada com a 1ª dose contra a Covid-19, Alagoas debate o retorno do público aos estádios

Por: Guilherme Magalhães, Rodrigo Silva e Leidiane Santos

Torcida do CSA no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Créditos: Ailton Cruz

O número de pessoas vacinadas no Brasil está cada vez mais aumentando, a partir desses números, se levantou o debate do retorno das torcidas nos estádios. O primeiro jogo com público aconteceu no campeonato Amapaense com cerca de 300 torcedores que compareceram ao Zerão para acompanhar o título do Ypiranga, na vitória por 2 a 0 sobre o Santana. A partida teve aglomeração e vários torcedores estavam sem máscara. A entidade insistiu nos portões de entradas para que os torcedores respeitassem todos os cuidados ao combate a covid-19, mas acabou não acontecendo.

A volta do público em Alagoas depende do próximo decreto estadual. A FAF (Federação Alagoana de Futebol) e representantes dos clubes CRB e CSA, fizeram uma reunião na última segunda-feira (20), para apresentar à prefeitura de Maceió medidas para o retorno da torcida aos estádios na capital alagoana. A FAF e os clubes se comprometem a cumprir rigorosamente com os protocolos sanitários contra o contágio do novo coronavírus.

Apesar de ser um grande assunto debatida desde o retorno do futebol brasileiro, houve uma clara demora por conta do alto número de casos. A Europa foi o primeiro continente a ter a volta gradativa, dependendo de país a país. O maior exemplo foi a Eurocopa de 2020 (realizada em 2021).

Alguns adversários de CRB e CSA na Série B do Campeonato Brasileiro, inclusive, já tiveram públicos em seus estádios, na últimas rodadas, sendo eles: Cruzeiro, Vasco da Gama, Brasil de Pelotas, Vila Nova e o Confiança. Porém, acredita-se que a partir da 26ª rodada, todos já poderão ter torcidas.

Em partido de comparação, apenas outras seis cidades, além de Maceió receberam público. Interessante notar a diferença na porcentagem de população vacinada. A cidade com a porcentagem mais alta, que é o Rio de Janeiro, com 52,3%, foi apenas a quarta a liberar público (atrás de Belo Horizonte, Sete Lagoas e Goiânia).

Números da vacinação na cidade do Rio de Janeiro. Créditos: Reprodução/Prefeitura do Rio de Janeiro

Quem corre por fora é Sete Lagoas, que, por curiosidade, foi a cidade que mais recebeu partidas na atual edição da Série B (2), e os dois maiores públicos. 4.667 pessoas compareçeram na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, para acompanhar o empate do Cruzeiro no duelo contra o Operário Ferroviário, no último dia 16 de setembro. Já outras 4.164 pessoas assistiram Cruzeiro 1 a 0 sobre a Ponte Preta, cinco dias antes.

A cidade do interior mineiro hoje tem apenas 34% da sua pouplação vacinada com a 2ª ou com a dose única, contra a Covid-19. Assim como apontou seu último boletim, no site oficial da prefeitura.

Nas outras quatro cidades que também receberam partidas, nós temos Belo Horizonte, que conta hoje com 49,8% da população imunizada. Na sequência, Pelotas, com 38,4%. Aracaju e Goiânia não divulgaram seus valores por porcentagem, entrentato, na capital sergipana, já foram 474.557 mil vacinados. Em Goiânia, mais de 564 mil já receberam a segunda dose.

Maceió, por sua vez, assim que tiver público no Estádio Rei Pelé, terá, simplesmente, a segunda pior porcentagem de imunização entre todas essas cidades – superando apenas Sete Lagoas -. Segundo o site da prefeitura, apenas 35,33% da população está completamente imunizada, seja com a segunda dose ou dose única.

Maceió ainda não chegou a metade dos imunizados. Créditos: Reprodução/Prefeitura de Maceió

Na última terça-feira, 21, foi realizada a Solenidade de Abertura da Taça das Grotas 2021, maior competição social esportiva do estado, realizada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) no Estádio Rei Pelé. A disputa que acontecerá entre os meses de setembro e novembro, com as 32 equipes já definidas.

Até então definida para ser disputada sem os torcedores, a competição foi retomada depois do cancelamento, em 2020, em razão da pandemia do coronavírus. O retorno da disputa contará com as mesmas 32 equipes e 640 atletas das comunidades de maior vulnerabilidade social da capital alagoana e zona metropolitana.

OS PROFISSIONAIS DE IMPRENSA

Apesar da polêmica do retorno, as mudanças trazidas para a pandemia não interferiram somente no dia a dia de atletas e dos clubes. Os profissionais de imprensa também foram muito afetados. Em contato com a nossa reportagem, o comentarista esportivo Bruno Protásio falou um pouco sobre como é o jornalismo esportivo dentro do cenário da pandemia. (não conseguimos inserir o vídeo)

OPINIÃO DA TORCIDA

Nossa reportagem entrou em contato com um grupo de torcedores, para fazerem uma análise e expressarem sua opinião em meio a polêmica do retorno ou não dos torcedores aos estádios.

Foram entrevistados dezenas de torcedores, de diversos clubes e partes do país diferentes. Entre os clubes estão Corinthians, Flamengo, Sport, Coritiba, Grêmio, Vasco, ASA, CSA, Cruzeiro, Santos, São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG, Benfica, Náutico, Santa Cruz, Fluminense e Bahia.

Duas perguntas foram feitas para esses torcedores: “Você é a favor do retorno do público aos estádios?” e “Hoje, você iria a um estádio de futebol?”. Todos opinaram, alguns até eram a favor, porém, não se sentem seguros para, pessoalmente, estarem no meio de uma torcida de futebol. Apenas um entrevistado não respondeu. Confira o gráfico:

Segundo a pesquisa, a maioria dos torcedores é contra e também não iria para uma partida de futebol, independentemente de medidas sanitárias ou não. Também foi levado em consideração que nem todos tomaram todas as doses da vacina.

VAI VOLTAR?

A polêmica se estende para os órgãos públicos. CRB, CSA e a Federação Alagoana de Futebol, em uma tentativa de pressionado o Governo de Alagoas, entraram com uma ação no Tribunal de Justiça de Alagoas. O previsto é que seja aprovado, com todas as medidas sanitárias e com duas condições: 30% do público ou 3 mil pessoas, no máximo.

Caso a ação seja acatada pelo TJ-AL, o aguardado é que a partida entre CSA e Botafogo, nesta quinta (23), às 19 horas, já tenha a presença dos torcedores azulinos.

Leave a comment

A WordPress.com Website.

Up ↑